Coisas que não me disseram antes de eu vir pra França – papelada!

Olá gente linda do bem! Quero pedir desculpaaaas pela minha ausência, mas eu passei uns dias doidinha aqui resolvendo as coisas burocrááááticas (pouco não, se amostra a França), além de estudar bastaaaante pra Direito e Francês – rapadura é doce mas num é mole não, mô véi.

Vim dizer que não morri, estou viva e estou dando o ar da graça! 😀

Diz, graça…

– Hoje é o post que eu fiz durante as minhas desventuras burocráticas na França e resolvi deixar assim depois de dois meses atualizando hahaha.

Imagem: OBS, blog de investigatión

Coisas que não me disseram antes de vir para a França:

– Que eu teria que ir pra Brasília tirar meu visto (quando o visto é de mais de seis meses), apesar de não precisar fazer entrevista. Fiquem ligados, porque antes tem que mandar um monte de documento pra lá pelos correios e se inscrever no Campus France.

– Que era para trazer pelo menos umas 15 fotos 3×4 (aqui é bem mais caro e não tem a qualidade do Fotobeleza, é tudo mecanizado), para entregar para a residência, Titre de sejour e seguro saúde.

– que eu tinha que tirar o Titre de Sejour (descobri depois que não iria precisar, porque tem dizendo isso no meu visto).

– Que eu precisava trazer uma cópia autenticada da minha certidão de nascimento para tentar o beneficio do CAF (Programa de  habitação para estudantes, onde eles reembolsam uma parte em sua conta bancária francesa – ou não). As pessoas brasileiras com quem falei dizem que não sabem bem quais os critérios de recebimento do benefício, mas vale a pena tentar.

– Que para ter uma conta bancária você precisa já estar na residência e para estar na residência você precisa de uma conta bancária. ***Oi? Ainda bem que a tia da residência disse que eu poderia fazer um seguro habitação num local que eles não exigiam conta bancária. Aí fui lá, paguei o seguro habitação, trouxe uma cópia para ela. Aí ela me deu um atestado de residência e consegui fazer a conta bancária no BNP Parribas.

– Que as copiadoras (fotocópias) daqui são totalmente diferentes!  Você compra um cartão de tipo 3 euros e tem direito a tirar um certo numero de  coloridas(mais caro) e preto e branco. Apanhei muito até saber como é que funciona aquelas danadas daquelas máquinas   de impressão também. Passei a maior vergonha xessus…

– Que eu iria ter que tirar muitas cópias de muitos documentos. Se eu soubesse eu teria tirado copias de documentos no Brasil mesmo, e aqui eu iria tirar só dos documentos que eu recebi aqui.

– Que eu ia pagar só 3.2 euros por cor de roupa que eu fosse lavar e 1.5 para secar (em outros lugares pagam 5 euros ou mais).

– Que eu poderia economizar e não usar o secador de roupas, deixando elas secarem pelo quarto em cabides – secam bem rápido!

– Que a burocracia aqui na França chega a ser bem pior que no Brasil!

Por enquanto é isso gente, mais um desabafo aqui depois de me enrolar com algumas coisas burocráticas…

–Que eu deveria ter trazido todos os meus cadernos antigos de francês 😥

E vocês? Já tiveram algum problema burocrático em alguma viagem para o exterior?

oii

2 comentários sobre “Coisas que não me disseram antes de eu vir pra França – papelada!

Deixe um comentário

